sexta-feira, 16 de setembro de 2011

HISTÓRIA E FABRICAÇÃO CASEIRA DA CERVEJA


Há cerca de 10 mil anos, o homem antigo descobriu, por acaso, o processo de fermentação, no que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Mais tarde, a cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. 

Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 a.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Na Suméria, cerca de 40% da produção dos cereais destinavam-se às cervejarias chamadas "casas de cerveja", mantida por mulheres. Os egípcios logo aprenderam a arte de fabricar cerveja e carregaram a tradição no milênio seguinte, agregando o líquido à sua dieta diária.

A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Era escura, forte e muitas vezes substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças à população. Mas a base do produto, a cevada fermentada, era a mesma.

E foi aí que a bebida definitivamente ganhou seu nome latino pelo qual conhecemos hoje. Os gauleses denominavam essa bebida de cevada fermentada de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.

Com a posterior invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, o que bebemos hoje é uma agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido.


Ela é tão idolatrada e seu fascínio é tão grande que detentos de Ji-paraná-Rondônia, decidiram fabricar no presídio a própria cerveja com restos de arroz, os policiais encontraram 90 litros da cerveja pronta para o consumo, incrível né? fica aí a sugestão galera universitária guarde seu arroz mofado que vou ensinar como produzir sua própria cerveja.
Ingrediente:
Receitas de Cerveja Caseira:

receita nº 1

para fazer cerveja caseira
Os ingredientes para fazer esta receita de cerveja são simples e baratos. Você vai precisar de cinqüentagramas de lúpulos, três gramas de açúcar, vinte e cinto litros de água mineral e um tablete de fermento biológico.
Modo de fazer receita caseira
Para fazer a cerveja já não é tão fácil assim. Ferva em uma panela com um litro de água, o lúpus e um quilo de açúcar. Após a mistura começar a ferver abaixe o fogo e ferva por mais dez minutos. Em seguida acrescente o restante da água mineral e caramelize o restante do açúcar até obter uma cor amarronzada e uma mistura que lembre doce ou geléia.
Em seguida esfarele todo o tablete de fermento e acrescente ao líquido, mexa bem e deixe descansar. Depois de 24 horas de descanço engarrafe o liquido em garrafa pet ou higienizada. Para o processo de engarrafamento, use um pano limpo e um funi. Após ter feito isso, tampe as garrafas e deixe fora da geladeira por três dias. Depois ponha na geladeira e aguarde mais uma semana para saborear.

receita nº 2 

COMO FAZER 25 LITROS DE CERVEJA PALE ALE (100% MALTE PILSEN)

Esta forma de preparo é uma receita já muito utilizada por diversos iniciantes na fabricação de cerveja. Ela foi testada e aprovada por diversas pessoas, portanto é uma forma mais garantida de começar. Com o tempo, você mesmo vai alterar alguma coisa ou incorporar outros conhecimentos adquiridos com suas leituras adicionais.
Se você é daquelas pessoas que já pesquisaram muitas maneiras de fazer cerveja, com certeza algumas coisas que você verá aqui podem ser diferentes do que está escrito. Ressaltamos que é muito importante seguir as temperaturas e os tempos de cada parte do processo. Isso vai garantir o sucesso da sua primeira cerveja.
Você pode divulgar este método em outros sites, porém pedimos que sempre indiquem a origem dela.
A lista de equipamentos pode ser vista aqui;

INGREDIENTES

MALTEOBS
Malte Pilsen5,0 Kg
Lúpulo Variedade MT Hood 4,6% Acido Alfa35 g
Água para adicionar o malte18 L
Água para Extração do Extrato Residual18 L
Fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet
(Prepare o fermento conforme instrução que acompanha embalagem na compra.)
11,5g

PREPARAÇÃO

  1. Moer os 5,0 kg de Malte. Para tanto utilizar um moinho de disco, ou preferencialmente moinho de rolo recartilhado.
    COMO_FAZER_1Segredo: abrir o grão de malte para expor o amido sem prejudicar a casca do malte. Casca triturada dificulta a filtração do mosto.
  2. Pesar 35 g de Lúpulo.
  3. Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de inox ou alumínio.
  4. Preparar mais 18 litros de água em outra panela. Aquecer a mesma até 76ºC.

PROCESSO

A . MOSTURAÇÃO

COMO_FAZER_2
  1. Adicionar o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC agitando com uma colher de polietileno (não deixar formar grumos).
  2. No final a temperatura deve ficar próximo aos 65ºC.
  3. Descansar esta mistura durante 80 minutos com a panela tapada. Se a temperatura baixar para 63ºC aquecer com uma boca do fogão, no fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC-66ºC novamente.
  4. Toda a vez que se aquecer a mistura deve-se agitá-la, para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo.
  5. Após estes 80 minutos elevar a temperatura para 75ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher. Não suba bruscamente a temperatura, vá fazendo com que ela atinja o novo patamar no tempo certo.
  6. Antes de completar os 80 minutos fazer o teste de iodo. Com a colher que utilizou para agitar o mosto molhar a mesma dentro da mistura malte + água e pingue algumas gotas sobre um azulejo branco ou prato de porcelana também branco. Após pegue o frasco do iodo 2% e pingue 3 a 4 gotas sobre o mosto que foi colocado no azulejo.Se a coloração for amarela ouro prosseguir com a receita aquecendo ate 76°C se ainda estiver apresentando vestígios ou até coloração forte de uma “cor roxa” a mostura deverá ficar mais alguns minutos na temperatura de 65°C. Se após este tempo permanecer a cor roxa interromper o processo. As causas desse problema podem ser:
    • Falhas na moagem do malte.
    • Termômetro descalibrado.
    • Temperatura da mostura subiu no inicio da mostura acima dos 76°C o que desativou as enzimas.
  7. Após 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher.
  8. Em 76ºC deixar descansando mais 10 minutos com a panela tampada.

B. FILTRAÇÃO


  1. Passar a Mostura (malte + Água) através de um Saco Branco Duplo (sacos de açucar que se utiliza para fazer pano de prato). Este saco deve estar bem limpo e esterilizado com água quente.
  2. Aqui poderá ser utilizada também uma panela com um fundo falso. Neste caso deve-se colocar água a 76°C no fundo da panela até começar a sair pelos furos do fundo falso.
  3. Após ter filtrado o primeiro mosto, adicionar 18 litros de água a 76°C para extração do extrato residual sobre o malte moído que ficou retido no saco.
  4. Misturar tudo com o primeiro mosto.
  5. O volume final deverá ficar com uma densidade em torno de 1.044.

    C . FERVURA DO MOSTO

    1. Levar o mosto filtrado a Fervura intensa em uma panela. (Pode ser a mesma utilizada na Mostura Inicial.)
    2. Quando iniciar a fervura adicionar o lúpulo.
    3. Aos 75 minutos de fervura adicionar uma pastilha whirlfloc para 25 litros.
    4. Ferver sempre intensamente durante os 90 Minutos.
    5. Após desligar o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.
    6. Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar uma rede-moinho.
    7. Deixar descansar por 20 Minutos (Panela Tampada).
    8. Após extrair com sistema Sifão (Mangueira  plástica tipo cristal nova como se tira gasolina de tanque)
    9. (Encher a mangueira com água antes para dar inicio ao sistema sifão, pois se fizer sucção com a boca há risco de queimaduras).
    10. Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a sugar o mosto que está no nível superior da panela.
    11. No final vai ficar uma borra (trub) no fundo da panela que não deve ser sugada, e sim descartada. Se a agitação foi bem feita a borra deve ficar aglomerada no centro do fundo da panela.
    COMO_FAZER_3

    D . RESFRIAMENTO

    1. O mosto límpido retirado por cima, deve ser resfriado através do sistema “Banho Maria” até uma temperatura de ca. 20 a 23ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido.
    2. Obs. Poderá ser utilizado aqui também o sistema de resfriamento com serpentina.
    3. Quando estiver se aproximando a temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterelizada para oxigenar o mosto.
    4. Adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar, e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto já no fermentador adicionar o fermento por cima e homogenizar mosto + fermento.

    E . FERMENTAÇÃO:

    1. O fermentador poderá ser um recipiente (bombona) de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa.
    2. Colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa fazer um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool.
    3. Outra opção é colocar um Airlock
    4. As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando.
    5. O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC.
    6. Este tempo de fermentação normalmente é de 2 a 3 dias.
    7. Outra forma de saber se a fermentação chega ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010.
    8. Com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias.

    F . MATURAÇÃO:

    A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas.

    No Barril:

    1. Quando praticamente não estiverem saindo mais bolhas de gás através da mangueira plástica fina está na hora da interromper a fermentação.
    2. Com um barril de 20 litros sem o tubo sifão ou 2 barris x10 de litros previamente bem lavados e esterilizados com água quente.
    3. Para 20 litros colocar 100 grama de açúcar refinado no barril e transferir a cerveja dofermentador para o barril pelo sistema sifão fazendo com que a extremidade de saída fique submersa até o fundo do barril para evitar espuma (lembrando que esta mangueira deve estar bem limpa e esterilizada.)
    4. Para forçar o sistema sifão encher a mangueira com água. Logo que colocou um pouco de cerveja no barril interrompa o fluxo quebrando a mangueira plástica. Agite o barril para dissolver bem o açúcar. Continue com o enchimento até completar os barris selecionados. Feche o barril com o tubo Sifão mantenha o barril na temperatura ambiente  20ºC a 23 ºC durante 4 a 5 dias.
    5. Durante este período deve-se controlar através de um monômetro adaptado na válvula extratora que a pressão atinja de 2,0 a 2,5 Kg/ Cm².
    6. Depois coloque o barril em uma geladeira normal a uma temperatura de 5-8°C durante 10 a 15 dias.O barril está pronto para ser ligado a uma chopeira e ser servido.

    Na garrafa:

    1. Procedimento igual ao Barril utiliza-se garrafas de vidro tipo as garrafas normais para cerveja com bocal para rolha metálica. (Garrafas Long Neck, Patrícia). Tudo deve estar previamente bem lavado e esterelizado.
    2. Em cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar.
    3. Extrair cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão.
    4. Se o fermentador tiver uma torneira adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.
    5. Colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.
    6. Manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm²Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias.
    7. A cerveja estará pronta para ser consumida.

    Não esqueça, se beber não dirija. 
    Seja responsável com ou sem álcool educação é um ato cívico.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário