domingo, 28 de agosto de 2011

questões agroindústria 2º Sub


1-  A Revolução Verde não conseguiu eliminar o problema da fome, apesar de ter diminuído o problema em alguns países.O Agrossistema Alternativo vem se mostrando como uma ótima alternativa à agricultura moderna. Qual é a diferença entre a Revolução Verde e o Agrossistema Alternativo?

2 - O conceito de preservação e conservação ambiental já é amplamente compreendido pelos agricultores familiares. As pequenas propriedades rurais produtivas, na busca de alternativas economicamente viáveis, encontram na transformação de matéria prima, uma saída socioeconômica e produzindo de forma diferenciada, com preservação e recuperação ambiental. Essa forma de produção está aliada à qualidade dos alimentos, integrada a outras atividades que envolvem produção limpa, ambientalmente correta, mantendo uma relação harmônica com a natureza.
Sobre o texto acima é certo afirmar:

a)    o agrobusiness é estritamente uma prática de negócio que busca a sustentabilidade;
b)   Pequenas empresas rurais são menos produtivas quando buscam saídas inovadoras ambientias.
c)   A preservação ambiental empregada nas pequenas propriedades rurais diferencia a qualidade da matéria prima e harmoniza o meio ambiente.
d)   Além de proteger a natureza a utilização de agrotóxicos é utilizados em larga escala.

3 – Uma Agroindústria de Rural de Pequeno Porte (ARPP) pode representar um instrumento de desenvolvimento da agricultura familiar. Conceitue uma agroindústria seguindo os passos subsequentes:
a)   Propriedade e gestão;
b)   Matéria prima;
c)   Mão de obra;
d)   Tecnologia;
e)   Escala;
f)    Localização;
g)   Diferenciação dos produtos;
 4 – Sobre o fenômeno agroindustrial brasileiro podemos apontar muitas mudanças no campo dentre elas o desaparecimento das sementes “crioulas”. Explique como funciona o abastecimento de sementes e insumos aos produtores.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

AGRICULTURA a origem

AGRICULTURA E SEUS NOVAS TENDÊNCIAS


Revolução Verde 






A Revolução Verde foi uma evolução tecnológica que ocorreu no meio rural a partir da década de 60, foi possível devido ao incremento tecnológico que favoreceu a produção em grande escala. A intenção primordial no aumento de oferta de alimentos era de combater a fome, pensava-se que se a produção de alimentos ofertasse um grande excedente seria possível amenizar a problemática da fome.


A Revolução Verde consistiu no desenvolvimento biotecnológico para gerar uma variedade maior de cereais, nesse período iniciou também a utilização de fertilizantes para um melhor rendimento dos vegetais.
A Revolução Verde não conseguiu eliminar o problema da fome, apesar de ter diminuído o problema em países Asiáticos.
A eliminação total da fome através apenas do aumento de oferta de alimentos é impossível, pois o que adianta ter oferta e um amplo estoque, se a maioria das pessoas que passam fome possui renda muito baixa, além do mais os alimentos são vendidos, não oferecidos gratuitamente.
A Revolução Verde favoreceu o aumento da produção, mas por outro lado provocou uma aceleração da desigualdade fundiária, as grandes propriedades rurais possuíam recursos financeiros para se modernizar e acompanhar as novas técnicas e tecnologias, já as pequenas propriedades se encontravam excluídas do processo de modernização, em razão da falta de apoio financeiro e técnico.
Muitas vezes ocorre com esses pequenos proprietários a expropriação, o produtor encontra-se endividado, então para sanar suas dívidas é obrigado a vender sua propriedade, às vezes são os latifundiários que fazem a compra, aumentando ainda mais seu latifúndio.


Na visão ambiental, o desenvolvimento da agropecuária tem provocado ao longo das ultimas décadas profundas alterações no meio ambiente, como o empobrecimento e perda de toneladas de solo, poluição, surgimento de erosões, poluição dos mananciais provocada por agrotóxico, criação de novas áreas de cultivo com derrubadas da cobertura vegetal natural e uma série de graves problemas ecológicos decorrente da prática da agricultura moderna.




Agribusiness




Agribusiness (do inglês, negócios agrícolas), que na prática significa “Agroindústrias”, é o termo utilizado para denominar a fusão da produção primária da Agricultura e pecuária com a indústria, onde ocorre o processamento ou industrialização dos produtos oriundos da Agropecuária. São exemplos de Agroindústria (Agribusiness): laticínio, frigorífico, indústria têxtil, entre outras.




Agrossistemas Alternativos


Representa uma forma de produção ecologicamente correta para amenizar os problemas sociais e ambientais. Nesse sistema, busca-se a eliminação de agrotóxico, que são chamados de produção orgânica, atualmente o produto orgânico tem conseguido um valor mais elevado, o preço maior é devido à qualidade dos produtos, pois são mais saudáveis, não há adição de substâncias químicas, pois o combate às pragas e os fertilizantes são feitos com controle biológico, ou seja, agentes que não são prejudiciais ao organismo e à natureza.
A produção alternativa pratica a policultura (cultivo de várias culturas), jamais a monocultura (cultivo de uma única cultura). Os objetivos são alimentos saudáveis e equilibro ambiental, diminuição do êxodo rural e do desemprego.




Apesar do crescimento da produção orgânica, a agricultura moderna provavelmente não será superada, pois a produção orgânica oferece produtos saudáveis, porém o resultado é baixo e se pensarmos na população mundial, que soma 6 bilhões de pessoas no mundo, não será possível a prática restrita da produção orgânica.
Por Eduardo de Freitas

A História dos Agrotoxicos na Agricultura.wmv

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NAS PROPRIEDADES COM AGROINDÚSTRIA FAMILIARES NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

O modelo convencional de agricultura já se mostrou insustentável para o meio ambiente.
Por Jussara Walkovicz
23/04/2010
EMATER-PR





O conceito de preservação e conservação ambiental já é amplamente compreendido pelos agricultores familiares. As pequenas propriedades rurais produtivas, na busca de alternativas economicamente viáveis, encontram na transformação de matéria prima, uma saída socioeconômica e produzindo de forma diferenciada, com preservação e recuperação ambiental. Essa forma de produção está aliada à qualidade dos alimentos, integrada a outras atividades que envolvem produção limpa, ambientalmente correta, mantendo uma relação harmônica com a natureza.


A segurança alimentar engloba as relações entre o alimento e a saúde humana, expressa-se quando se transforma em melhoria da saúde e da qualidade de vida do ser humano. Incluir mais essa atividade nas tarefas diárias dos agricultores familiares que desenvolvem atividade agroindústrial, consolida o processo ambiental, técnico, científico e biológico.


O modelo convencional de agricultura já mostrou ser insustentável para o meio ambiente. O aumento da produção de alimentos tem conduzido não apenas a um desastre na saúde humana, mas também a enormes problemas ambientais. Dentre as inúmeras razões destaca-se o aquecimento global, aumento do uso de água, degradação do solo, desmatamento desenfreado, uso indiscriminado de agrotóxicos, poluição dos rios e de espaços ambientais.


Efetivamente nas pequenas propriedades rurais, onde a diversificação é destaque, são trabalhados diversos processos, possibilitando assim diminuir o impacto ambiental. Nessas propriedades os alimentos são produzidos de forma saudável, com segurança, qualidade e economia. Assim mantém a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável e ecológica.


Diante destes fatos, os agricultores familiares que possuem agroindústrias, tem o cuidado de adequar a propriedade para atender a legislação ambiental e principalmente manter a vida sobre a terra. Muitos agricultores mudaram hábitos e conceitos, economizando água, reflorestando áreas degradadas, destinando corretamente o lixo doméstico, os efluentes da agroindústria e residência, conservando o solo, produzindo alimentos mais limpos diminuindo significativamente o uso de agrotóxicos.


Essas práticas tornaram-se comuns, nas pequenas propriedades rurais da região de Cascavel, principalmente naquelas que transformam a matéria prima, em compotas, conservas, melado, açúcar mascavo, rapadura, doces, geléias, entre outros. Outras características da agroindustrialização que potencializa o desenvolvimento sustentável podem ser descritas, dentre elas.


A própria família está envolvida no processo de produção, matéria prima, transformação e comercialização. O produto da agroindústria ao mesmo tempo que adiciona valor, gera empregos,  proporciona a inclusão sem discriminação de gênero. Os produtos agroindustrializados fazem parte do cardápio diário da família. Independente do processo ser artesanal ou semi industrial, os produtos apresentam qualidade e segurança. Valorização da diversidade local. Crescimento econômico enraizado socialmente e fortalecimento da desenvolvimento.sustentável.


Segundo a extensionista Eloide Mousquer do Instituto Emater – PR, implementadora do Programa de Agroindústria Famíliar, exemplos a serem seguidos são os das propriedades rurais dos agricultores Natalício Slongo e João Garlet do município de Cascavel e de Aristeu Giraldi do município de Capitão Leônidas Marques, onde melhorias
fonte:www.diadecampo.com.br


link recomendado : http://www.emater.pr.gov.br/

Tecnologia social eficaz


Começa a ser aplicada em três áreas do País uma nova alternativa de tecnologia social para pequenas propriedades rurais. Como principais vantagens, a experiência dispensa o uso de agrotóxicos, reduz a aquisição de insumos e assegura alimentação saudável e barata para agricultores familiares. Trata-se da Pais (Produção Agro-ecológica Integrada Sustentável), que utiliza sistema de irrigação por gotejamento em hortas e pomares. Apropriado para o cultivo de produtos orgânicos, o sistema tem baixo custo, avaliado em R$ 3.500, e permite um nova fonte de renda e alimentos em assentamentos de reforma agrária, áreas de remanescentes de quilombos e excepcionalmente até em terras indígenas.
A Pais está inserida no projeto Unidades Familiares de Produção Agrícola Sustentável, uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional. É prevista a instalação de 1.080 unidades da Pais em 36 municípios de 12 estados. Cerca de 80 consultores foram capacitados para ensinar o uso da tecnologia, que está disponível a qualquer produtor rural do País.

O mais famoso defensor da proposta é um velho conhecido dos telespectadores de telenovelas da Rede Globo e também dos militantes de lutas em defesa da produção orgânica no País, o ator Marcos Palmeira. Ele é dono da fazenda Vale das Palmeiras, no Rio de Janeiro, uma das propriedades rurais que adotaram a tecnologia depois do sucesso alcançado, desde 1999, com produtores do município de Brejal, Petrópolis, também no Rio.
Para o ator, a Pais é a solução para o desenvolvimento de uma cultura de subsistência e promoção das comunidades carentes. "Esse é um projeto viável para o Brasil", analisou. Palmeira defende a proposta por conhecer também o idealizador dela, o seringalês Aly Ndiaye, que é o agrônomo responsável pelas culturas orgânicas da fazenda do ator. Palmeira também foi responsável pela adaptação do sistema em três aldeias dos xavantes, em Mato Grosso. O ator passou três meses morando com os índios;
"Utilizamos uma tecnologia popular que permite a produção agrícola saudável sem produtos químicos", assegura Ndiaye, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. "Antes do projeto, a mortalidade infantil estava crescendo e não tínhamos como nos manter", disse ao Boletim do Empreendedor Rural o cacique Isaías Prowê, de São Pedro, uma das aldeias beneficiadas pela Pais no município de Campinopólis (MT), além de Parinaiá e Onça Preta.
Há pouco mais de dois meses, a experiência é desenvolvida na comunidade Pedra Branca, Ceará, no município de Sumé, Paraíba, e em um projeto de reforma agrária localizado em Cristalina, Goiás.

A Pais pode ser implementada em uma área de 5.000 metros quadrados. Nela podem ser desenvolvidos, simultaneamente, horta, criação de galinhas ou outros animais, plantio de grãos, frutas e produção agro-florestal. O sistema inclui sistema de irrigação por gotejamento, uma forma de baixo custo que não causa danos ao meio, como acontece com a irrigação por aspersão.
A tecnologia permite, ainda, que os resíduos orgânicos sejam reinseridos no processo produtivo, diminuindo a necessidade de compras de insumos, informa Osmar Mata, do assentamento de Cristalina. O galinheiro, por exemplo, além de forrado está no centro da área permitindo, assim, o reaproveitamento das fezes para servir como adubo das hortas.
Na avaliação do gerente de Agronegócios do Sebrae, Juarez de Paula, a Pais é mais um exemplo de inclusão social e econômica pela via do empreendedorismo.
"Em uma primeira fase buscamos o incremento da produção sustentável de alimentos de qualidade para o abastecimento das famílias produtoras, gerando como resultado a segurança alimentar", explica.
A meta é consolidar agronegócios ecológicos, acrescenta o gerente. "Com o crescimento da produção e a integração de diversas unidades produtivas, pretendemos gerar excedentes que possam ser beneficiados em pequenas unidades agro-industriais e destinados à comercialização, gerando a consolidação de um agronegócio no setor de produtos orgânicos". Os resultados, prevê ele, poderão começar a ser colhidos ao longo deste ano.


fonte : revista globo rural
link:sebrae