quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conserva de Beterraba, Cenoura e Pimenta



Alimento infalível no tratamento da anemia e indispensável em dietas, a beterraba é um dos tubérculos mais consumidos no mundo inteiro. Com grande valor nutritivo, contendo hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas A, B e C e alta carga de ferro, o vegetal traz segredos que podem ser descobertos ao tilintar das panelas. 


Conserva de Beterraba


Ingredientes
1 cebola grande cortada em rodelas
1 copo de 250 ml de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de orégano
1 kg de beterraba
Sal a gosto

Modo de preparo
Misture a cebola, o vinagre, o azeite, o alho o orégano e o sal. Reserve. Cozinhe as beterrabas inteiras, em panela de pressão, por cerca de 20 minutos. Descasque-as ainda quentes sob água corrente e corte-as em rodelas. Mergulhe-as no tempero. Podem ser servidas imediatamente, mas o sabor se acentua após algumas horas.

Rendimento
12 porções




Beterraba em conserva


Para 1 kg de beterrabas:
6 dl de água
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de vinagre branco

Descascar as beterrabas e cortá-las em rodelas finas - tipo chips.
Ferver a água com o sal, retirar do fogo e juntar o vinagre.
Colocar as rodelas de beterraba em frascos esterilizados e encher até ao bordo com a água. Fechar muito bem e levar a criar vácuo numa panela com água a ferver, colocando dentro os frascos de maneira que fiquem completamente submersos. Deixe ferver em lume brando cerca de 10 minutos, desligue o fogão e retire os frascos quando a água arrefecer.
Conserva-se cerca de 1 ano.
Para servir em saladas, basta retirar dos frascos, passar por água fria e servir com um molho de salada da sua preferência.


Fonte: http://www.vivaviver.com.br


Rica em Vitamina A, B1, B2, B5, C, açúcar, ferro, cobre, potássio, silício,sódio, cloro, zinco,manganês.
Valor nutricional de 100g de beterraba crua*48,9 calorias; *9 g de hidratos de carbono; *3 g de proteínas; *0,1 g de lípidos (gorduras); *32 mg de cálcio; *40 mg de fósforo; *2,5 mg de ferro; *351 mg de potássio; *150 μg de ácido fólico; *5 mg de vitamina C e *2 g de fibras.
Os valores nutricionais da beterraba cozida ou em conserva não diferem muito dos da crua. Estudos comprovam que o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia pode ajudar a baixar a pressão arterial, pois apresenta nitrato em sua composição, substância que provoca
hipotensão.


Ingredientes


1,0 kg de beterraba crua
Lavar e higienizar as beterrabas.
Cozinhá-las com casca, até que seja possível penetrar o garfo sem fazer força. Descascá-las e
cortá-las, conforme mostrado ao lado.
1 parte de vinagre de álcool (250mL)
2,5% de açúcar cristal (25g)
2,0% de sal refinado (20g)
3 partes de água potável (750mL)
Misturar em uma panela a água, o açúcar e o sal. Ferver e, quando estiver fervendo, acrescentar o vinagre. Deixar ferver por mais 5 minutos.
Verter sobre os potes de vidro previamente cheios com as beterrabas.
Distribuir os potes na panela contendo água fervente, aguardar levantar fervura e manter fervendo por 15-20 minutos.
Com o auxílio de uma faca, retirar as bolhas de ar que se formam nos potes. Logo após a retirada
das bolhas de ar, completar com a salmoura até transbordar. Fechar imediatamente com tampas
metálicas novas.
Após o tempo de fervura, fazer o resfriamento, conforme mostrado na figura, até atingir temperatura em torno de 37-40ºC (isto é verificado encostando o pote de vidro no rosto e sentindo-o quente sem queimar).
Aguardar 10 dias para que o produto entre em equilíbrio e possa, então, ser consumido.



fonte : EMBRAPA

CENOURA


Cenoura, fonte de saúde
A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, sendo tradicionalmente usada em saladas, crua ou cozida, em bolos e conservas, entre outras formas de aproveitamento. Importante fonte de vitamina A e de minerais como cálcio, sódio e potássio, possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres causadores de envelhecimento celular. A ingestão dessa hortaliça, nas quantidades
 
 
recomendadas, ajuda a regular as funções intestinais, estimular o apetite e prevenir problemas de visão. Todas essas vantagens estão presentes em novas formas de consumo de cenoura.


Conserva de Cenoura - Lave muito bem as ceouras novas e raspe as cascas, com uma faca.
Corte-as em rodelas com uma faca; leve-as ao fogo, cobertas por água temperada com sal. Quando levantar fervura, retire-as do fogo e escorra a água. Deite as cenouras e cubra-as com vinagre. Tempere-as com sal, pimenta, louro e gengibre e feche os vidros em seguida. Deixe os vidros ferverem durante 20 minutos, segundo as instruções gerais.



a) uma panela ou caldeirão grande;
b) uma grade colocada no interior da panela para evitar que os potes se quebrem ou rachem ao contato direto com o fundo da panela;
c) potes apropriados para conservas que podem ser de vários tipos: de gancho, de rosca, de pressão;
d) facas de aço inoxidável e colher de pau.

Verifique se os vidros funcionam bem, enchendo-os de água quente, ajustando as tampas e virando-os para baixo: se a água não escapar, os vidros estão bons.
Depois do teste, esvazie os vidros, lave-os bem, assim como suas tampas, com água e sabão, e coloque-os no caldeirão, deixando-os ferver por 20 minutos.
Deixe esfriar os potes dentro da própria panela (tampada até a hora de utilizá-los).
Escolha e lave com cuidado os alimentos, que devem estar perfeitos, em água corrente. Prepare-os de acordo com a receita, coloque-os no pote e feche bem o vidro. (Se a tampa tiver anel de borracha, veja se está bem centralizado).
Coloque os potes na panela em cima da grade e cubra-os com água fria até ultrapassar suas tampas (cerca de dois dedos). Deixe ferver durante o tempo estabelecido na receita.
Desligue o fogo e deixe a água esfriar. Retire os potes, colocando-os em cima de um pano seco até a conserva esfriar completamente. Enxugue e guarde. Não mexa nem aperte as tampas ou roscas enquanto o vidro estiver quente.



CONSERVA DE CENOURAS

4 cenouras
sal e pimenta
3 dentes de alho
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de erva doce
1 raminho de salsa
1dl de vinagre
Descasque as cenouras, lave-as e coza-as inteiras em água temperada com sal durante 25 minutos.
Depois de cozidas escorra-as e deixe-as arrefecer. Corte-as às rodelas grossas para dentro de uma tigela, junte-lhes os alhos picados, o colorau e a erva-doce, assim como o raminho de salsa picado e um pouco de pimenta e envolva bem.
Coloque dentro de um frasco de vidro (ou de um frasco que feche hermeticamente) e junte o vinagre, agitando um pouco.
Tape e reserve em local fresco e escuro durante 3 ou 4 dias antes de servir.



 PIMENTA





As pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum. É cultivada principalmente nos estados de MG, BA e GO. Consumidas no Brasil, principalmente na forma de conserva de fruto inteiro em vinagre ou azeite.
A pungência ou picância das pimentas deve-se a presença da capsaicina. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente esta que possui as propriedades benéficas à saúde. A capsaicina têm propriedades medicinais comprovadas, atua como cicatrizante de feridas, antioxidante, dissolução de coágulos sanguíneos previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evita
hemorragias, aumenta a resistência física.  Além disso, influencia a liberação de endorfinas, causando uma sensação de bem-estar muito agradável, na elevação do humor.




Ingredientes
- pimentas dedo de moça, partidas ao meio e sem sementes
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de chá de sal marinho
- 2 a 3 limões (depende do tamanho)
- 1 vidro vazio esterilizado (esse vidrinho aí tinha uns 8cm de altura)
Importante: Tirei a semente senão o negócio ia ficar brabo e coloquei limão, ao invés de azeite ou óleo, porque senão ia ficar forte também.
Para esterilizar o vidro
Peguei uma caneca grandona e coloquei o vidro limpo dentro. Coloquei água e levei ao microondas por 3 minutos, até a água ferver e pipocar pra fora. Tirei a caneta com cuidado e peguei o vidro com um pano limpo. Sequei sem encostar as mãos no vidro e deixei reservado.
Para preparar a pimentar
Parti ao meio todas as pimentas e tirei as sementes. Use luvas ou tome bastante cuidado, pois sem querer você pode passar as mãos nos olhos. Lave as pimentas em água corrente e deixe secar em cima de um pano limpo. É importante que as pimentas estejam secas, antes de ir para o vidro, senão sua conserva irá mofar.
Para preparar a conserva
Disponha as pimentas em pé, dentro do vidro, até não caber mais. Encha o vidro com o suco dos limões (sem sementes), coloque o sal e os dentes de alho em cima. Tampe bem, dê uma sacodida de leve no vidro e reserve em local seco por alguns dias, antes de consumir. Não abra o vidro antes, só pra ficar cheirando a pimenta. 
 PIMENTA MALAGUETA - QUANTIDADE À GOSTO

* 1 DENTE DE ALHO

* 1 COLHER DE SOBREMESA DE PIMENTA CALABRESA DESIDRATADA

* 1 COLHER DE CHÁ DE PIMENTA DE LIMÃO EM PÓ

* 1 COLHER DE CHÁ DE ALECRIM DESIDRATADO

* 1 COLHER DE CHÁ DE SAL

* CACHAÇA À GOSTO

* AZEITE À GOSTO

PRIMEIRAMENTE ESTERILIZE UM VIDRO COM TAMPA HERMÉTICA EM ÁGUA FERVENTE.

COLOQUE A PIMENTA MALAGUETA - SEM OS CABINHOS - DENTRO DO VIDRO. ACRESCENTE O ALHO PICADO, A PIMENTA CALABRESA, A PIMENTA DE LIMÃO, O ALECRIM, O SAL, A CACHAÇA E O AZEITE.

FECHE O VIDRO E AGITE-O PARA QUE OS INGREDIENTES SE MISTUREM.

MANTENHA O VIDRO NA GELADEIRA POR 7 DIAS ANTES DE INICIAR O CONSUMO.

A CONSERVA DEVE SER MANTIDA SEMPRE NA GELADEIRA PARA EVITAR A FERMENTAÇÃO.



# A CACHAÇA PODE SER SUBSTITUÍDA POR VINAGRE.


# CASO DESEJE MANTER A CONSERVA FORA DA GELADEIRA, É NECESSÁRIO FAZER OBRANQUEAMENTO  DA PIMENTA MALAGUETA PARA QUE ELA NÃO FERMENTE.
ALÉM DISSO, A CONSERVA DEVERÁ SER MANTIDA EM LOCAL FRESCO E AREJADO - LONGE DO SOL.



































































http://www.homemnacozinha.com/dica-como-fazer-conversa-de-pimenta/

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Extraindo o Dna do Morango


Objetivos
O objetivo geral dessa atividade é mostrar a importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo, que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante, sobretudo no que se referem as importantes conquistas da ciência para a nossa vida.
O objetivo específico dessa experiência é entender os conceitos de genética básica e demonstrar como podemos identificar e extrair o DNA do morango como um bom modelo para esse tipo de estudo e atividade prática.
Introdução
A química trata das mais diversas questões e entre toda essa diversidade ela trata de questões relacionadas à vida como um todo, mas o ramo da química que trata essas questões vitais é a bioquímica. Utilizando a bioquímica nós trataremos de algumas questões relacionadas ao DNA. Começaremos descrevendo o que é o DNA.
Todos os organismos vivos armazenam todas as suas informações genéticas codificadas e contidas nos ácidos nucléicos (DNA, ácido dioxirribonucléico e RNA ácido ribonucléico). A molécula de DNA é conhecida como a molécula da hereditariedade, pois dentro dela estão contidas todas as informações genéticas das quais o novo indivíduo necessita para ser formado.
Na molécula de DNA existem duas longas fitas de nucleotídeos que se enrolam formando uma estrutura de dupla hélice. Essa molécula se auto-reproduz e sintetiza o RNA que é uma fita simples que atua na síntese de proteínas. Cada nucleotídeo é composto por um açúcar, uma base e um fosfato, o açúcar é uma pentose do tipo desoxirribose no DNA e ribose no RNA. As bases são de 4 tipos A (adenina), C (citosina), T (timina ), G (guanina) para o DNA. No RNA a base T(timina) é substituída pela base U (uracila). Para as duas fitas se ligarem e enrolarem formando uma dupla hélice, as bases se conectam através de ligações formando pontes de hidrogênio entre as bases complementares (A e T, G e C no caso do DNA e no caso do RNA A e U). Quando ocorre a duplicação do DNA uma enzima separa as duas fitas da dupla hélice, e a informação contida no DNA é transferida para uma molécula de RNA, essa molécula é muito semelhante ao DNA, porém é constituída de um único filamento e sua função é reproduzir a seqüência de um dos filamentos do DNA, atuando como intermediário na construção de uma proteína. Cada uma das hélices do DNA serve como molde para a construção do novo DNA [1]
Material
Materiais Utilizados
Vidrarias e Equipamentos Utilizados:
• Béqueres de 250 ml
• Béqueres de 100 ml
• Proveta
• Tubo de ensaio
• Bastão de vidro
Reagentes e Substâncias:
• Água mineral
• Água destilada
• Detergente incolor
• ½ morango
• Álcool
Procedimento
Procedimento Experimental / Resultados e Discussão
Extração do DNA do morango
Em um béquer de 250 ml foram adicionados 90 ml de água mineral, 5 ml de detergente incolor e 1,5 g de NaCl, preparando uma solução de extração. Com o auxílio do almofariz e do pistilo, foi macerado ½ morango (sem as sépalas), em seguida mistura-se o morango macerado à solução de extração mexendo rigorosamente por 1 minuto. Em um funil pequeno foi colocado o filtro de papel, filtrando a solução preparada anteriormente (junto com o morango macerado), em um tubo de ensaio grande, preenchendo apenas ⅛ de seu volume.
Devagar adiciona-se álcool bem gelado até a metade do tubo (deixando-o escorrer pela parede do tubo). Na primeira tentativa foi possível observar que houve a precipitação de uma quantidade muito pequena de DNA, então mergulhou-se um palito de madeira na solução, porém não ocorreu o que se pretendia com tal procedimento, que seria a precipitação de mais fitas de DNA para a melhor visualização. Apenas na terceira tentativa foi obtido o resultado desejável, ou seja, assim que foi adicionado o álcool bem gelado houve a precipitação de uma grande quantidade de fitas de DNA do morango. Pôde-se observar melhor a fita de DNA retirando-a com o palito de madeira.